- Área: 350 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Nico Saieh, Cristian Hrdalo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa HG é um projeto de uma segunda residência realizado para meus pais no balneário de Cachagua, a 150 km ao norte de Santiago.
Para eles era muito importante que na casa pudessem receber a família e convidados, e também para funcionar de maneira reduzida quando eles estiverem sozinhos.
Sob estas condições a casa é concebida como a interação entre a volumetria opaca de três elementos programáticos: a área dos convidados, a área de serviço e a área do dormitório principal. Dos vazios entre estes elementos resultam as áreas comuns como o acesso, estar e copa, que geram a conexão com o exterior. O volume que abriga a parte dos hóspedes pode ser fechado e ficar desconectado da casa.
O terreno tem uma excelente vista para o mar. Como é um terreno de esquina, a casa ficava exposta em ambas as ruas, por isso ela resguarda sua própria privacidade ao ser "enterrada", sem perder a transparência, ocultando os acessos, estacionamentos e pátios de luz, e conformando uma limpeza formal exterior, sem perder a conexão com seu entorno, sol e vistas para o mar.
A casa está moldada completamente em concreto aparente. Por normas do condomínio o volume do segundo pavimento foi pintado de branco, mas como a tinta está diluída ainda é possível ver a textura do concreto.